Carregando...

Serralheria em destaque nos projetos residenciais

Serralheria em destaque nos projetos residenciais

A possibilidade de criar peças sob medida com serralheria torna esse recurso especialmente atraente para quem busca personalização em seus projetos residenciais | Projeto Rosangela Pena Arquitetura | Foto: Sidney Doll  

 

A época em que a serralheria se limitava às esquadrias de portas, portões e janelas ficou para trás. Hoje, seu uso segue em expansão na arquitetura residencial, assumindo, em muitas situações, seu merecido papel de destaque. Combinando modernidade e longevidade, o metal oferece inúmeras possibilidades que vão além de definir a estética do projeto, mas também o de contribuir para a concepção de ambientes únicos.  

Frequentemente combinadas com a marcenaria, as peças e estruturas em serralheria são comumente associadas à estética do industrial, embora possa configurar nos mais diferentes estilos de arquitetura de interiores, conforme afirma a arquiteta Rosangela Pena, à frente do seu escritório homônimo, que lança mão da versatilidade do material em seus projetos. "Alcançamos o equilíbrio ao integrá-la com elementos mais quentes como a madeira e tecidos naturais. Além do mais, sintonizamos com uma paleta de cores neutras e acabamentos metálicos discretos, tornando-a acolhedora e sutil”, opina.

Na visão da arquiteta Júlia Guadix, à frente do Studio Guadix, a serralheria permite o desenvolvimento de peças mais esbeltas em comparação com a marcenaria. No entanto, ela ressalta a importância da execução através de um profissional experiente. Confira como as duas profissionais trouxeram soluções criativas que acentuaram tanto seu impacto visual, quanto funcional.

Procurando por Serralherias em Sorocaba? Confira:

Estante como divisória


Na área social, a arquiteta Rosangela Pena implementou a serralheria como peça decorativa que tanto ‘divide’ os espaços, como também dispõe de nichos abertos para a exibição dos objetos | Foto: Sidney Doll  

 

Na concepção da área social integrada desse apartamento, a arquiteta Rosangela Pena investiu na estante de serralheria como elemento divisor entre o living e a cozinha, valorizando a fluidez visual entre os ambientes por meio de sua estrutura leve composta por linhas finas e bem definidas. De acordo com ela, o metal permite o desenvolvimento de modulações que podem ser facilmente realocadas.

 

Porta camarão em serralheria 


No studio com apenas 37m², a arquiteta Júlia Guadix resolveu a questão da privacidade do dormitório com a realização de uma porta-camarão com uma estrutura leve de seis folhas e trilhos superiores que deixaram o chão livre de obstáculos. A serralheria garantiu molduras mais finas se comparada ao alumínio | Projeto: Studio Guadix | Foto: Guilherme Pucci

 

A porta-camarão em serralheria, projetada pela arquiteta Júlia Guadix, foi uma resposta inteligente para separar a área social da ala íntima de um studio de 37m². Seu sistema de dobradiça concedeu uma abertura eficiente sem comprometer o entorno, otimizando a circulação entre os ambientes. Segundo ela, o recurso é especialmente útil em projetos compactos.  

 

Se você está procurando serralherias em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores profissionais, confira nosso site.

 

Esquadrias em alumínio


Pensando na amplitude dormitório com suíte, a arquiteta Rosangela Pena definiu que a serralheria seria responsável pelo fechamento do banheiro | Foto: Sidney Doll  

 

Na privacidade da suíte master que teve o seu banheiro ampliado, Rosangela Pena realizou uma espécie de ‘compensação’ para a área do quarto: ao invés do fechamento em alvenaria, trouxe à cena a esquadria de serralheria deslizante, com fechamento em vidro canelado, que adicionou personalidade ao projeto. “Ademais, conquistamos um efeito moderno com uma base minimalista”, comemora.

Procurando por Serralherias em Sorocaba? Confira:

Apoio para bolsas e casacos


Na entrada do apartamento, a arquiteta Júlia Guadix efetuou um móvel em serralheria para proporcionar um suporte prático aos itens pessoais, além de sapatos e roupas | Projeto Studio Guadix | Foto: Guilherme Pucci

 

Ninguém quer ver a entrada do seu apartamento bagunçada e, para tanto, cabe ao profissional de arquitetura entregar a melhor saída. Foi assim que Júlia planejou o móvel em serralheria e madeira que serve como um apoio ideal para objetos, sapatos e peças de roupa, mantendo a organização.  

 

Adega personalizada 


Em uma das paredes da área social, a arquiteta Rosangela Pena aproveitou um pequeno recuo para elaborar a estrutura de serralheria que acomoda e exibe os rótulos de vinho da moradora | Foto: Sidney Doll  

 

A apreciação dos vinhos não está relacionada apenas à degustação: no décor de interiores, os rótulos colecionados pelos moradores participam como itens decorativos que valorizam o espaço e o prazer de quem as tem. Com esse pensamento, Rosangela fez uma alquimia entre o rústico da parede com estética de pedra, representada pelo revestimento cimentício, e a serralheria que construiu as bases para abriga cada garrafa. 

 

Sobre a arquiteta Rosangela Pena  

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Cruzeiro do Sul, Rosangela Pena comanda o escritório de arquitetura e interiores em São Paulo; atuando há mais de 20 anos na área, visando integrar sofisticação, funcionalidade e conforto para dar vida a projetos inovadores e contemporâneos com uma qualidade excepcional. A equipe do escritório Rosangela Pena Arquitetura é formada por um time de profissionais bem entrosados e competentes, sendo cada um uma peça fundamental para o funcionamento do escritório como um relógio.

 

Sobre o Studio Guadix

Fundado em março de 2016 pela arquiteta Júlia Guadix, o escritório, que antes se chamava Liv’n Arquitetura, nasceu com o intuito de construir, junto aos clientes, projetos originais e personalizados, capazes de promover mudanças tanto no imóvel como no estilo de vida dos moradores. A troca de nome para Studio Guadix, planejada por Júlia e seu irmão Victor, que também integra a equipe, aconteceu em 2021. Mas o propósito da arquiteta segue o mesmo desde o princípio: entregar trabalhos que passem a ideia de conforto e modernidade por meio de um estilo simples, acolhedor e atemporal.

 

Essa matéria foi concedida pela DC33. Muito obrigado Rosangela Pena, Studio Guadix e DC33 pelo material disponibilizado.
 

Procurando por Serralherias em Sorocaba? Confira: