Dos projetos arquitetônico e estrutural, que ficam responsáveis pela disposição das estruturas metálicas e da modelagem que irá seguir os princípios da análise estrutural, resultará uma lista de exigências do que será necessário para um projeto desse padrão, como os perfis que serão utilizados, as espessuras das peças, as dimensões da peças, o tipo de aço, a forma em que serão montados, entre outros.
Esses projetos são fornecidos a uma indústria do ramo que irá produzir as peças necessárias. Dessa forma, é de extrema importância a verificação no canteiro de obras se as peças fornecidas estão de acordo com os pedidos.
Portanto, como as peças já vêm prontas, é necessário apenas montá-las no local e na hora. A execução de uma estrutura metálica consiste na fixação dos perfis de aço entre si com a fundação. Dessa forma, para evitar atrasos na obra, é necessário que elementos construtivos como estacas e sapatas, por exemplo, estejam previamente locados.
Para fazer a ligação dos perfis uns com os outros, é utilizado um processo de solda ou parafusos, estabilizando as peças em suas posições definitivas.
Nessa tarefa de fixação dos perfis, em obras de grande porte, haverá a necessidade de usar equipamentos de içamento, como gruas. Por outro lado, para obras de pequeno porte, esse içamento pode ser feito através da mão de obra.